origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

Não obstante terem sido os italianos a introduzir a pizza nos Estados Unidos, foram dois jovens americanos que a tornaram dos mais apetecidos alimentos naquele país.

Tudo começou em fins da Segunda Grande guerra quando as tropas americanas a experimentaram na frente de batalha com tal sucesso que quiseram continuar o seu consumo no regresso a casa. Esta procura foi aproveitada pelos italianos para criar diversas pizzarias nos Estados Unidos.

A 31 de Maio de 1958 e já com 18.000 pizzarias abertas no país, os irmãos Frank e Dan Carney decidiram aventurar-se no negócio das pizzas, mesmo sem nunca terem tido qualquer experiência nessa área. Para iniciarem o seu negócio pediram 600 dólares emprestados à sua mãe e contrataram John Bender, já experiente no ramo e com material em segunda mão.

O primeiro restaurante foi inaugurado em Wichita, a maior cidade do estado do Kansas e situava-se numa casa desocupada, tipo cabana e com um letreiro onde apenas cabiam oito letras. O nome para o restaurante veio da esposa de Dan que, inspirada no telhado em forma de cabana, sugeriu que lhe chamassem “Hut” (“cabana” em inglês). No seu interior podiam estar 25 pessoas e na data da inauguração a refeição foi gratuita para todos os clientes.

O primeiro restaurante da Pizza Hut

A qualidade das pizzas foi muito bem recebida o que resultou que passados apenas cinco meses os dois irmãos abriram outro restaurante em outro local e no final do primeiro ano de actividade já tinham três restaurantes, com a inauguração da primeira franquia na cidade de Topeka, a capital do estado de Kansas.

A unificação da marca nasceu em 1964 com a criação de uma imagem estética e gráfica igual para todos os restaurantes. A sua expansão foi baseada no franqueamento de lojas o que levou a que existissem alturas em que era aberta uma loja por dia.

Em 1967 surgiu a primeira mascote da marca, um boneco simpático de bigode chamado Pizza Pete, vendido nas lojas, e que teve como resultado um grande aumento da popularidade da marca.

A expansão internacional chegou no ano seguinte, iniciando-se no Canadá, onde a recepção foi também um grande sucesso. De tal modo que um ano após a primeira internacionalização existiam já 310 lojas da Pizza Hut a alimentar semanalmente cerca de um milhão de pessoas.

Chegado o ano de 1969 a identidade da marca foi reforçada. Todas as lojas passaram a ter o telhado vermelho com a sua forma característica, que ficou conhecido como “Red Roof” (“telhado vermelho”, em inglês). O reforço da imagem de marca foi acompanhado da abertura de lojas na Alemanha, no México e na Austrália.

A expansão continuou e em 1971 a Pizza Hut foi considerada a maior empresa mundial do ramo em quantidade de vendas e número de lojas, mas mesmo assim não deixou de se expandir de forma imparável. Em 1975 tinha já 2000 lojas ao redor do mundo.

Apenas 19 anos após a inauguração do primeiro restaurante, a Pizza Hut foi comprada pela Pepsi Cola Company por 300 milhões de dólares. Um excelente retorno para o investimento inicial de 600 dólares.

Sem dúvida que a Pizza Hut foi a principal responsável pela universalidade do consumo de pizza, com uma rede por todo o mundo e angariando sempre clientes devido à qualidade dos produtos e rapidez de atendimento.

Curiosidades:

– Presentemente a Pizza Hut está presente em 88 países e conta com mais de 12.000 restaurantes espalhados pelo mundo.

– No Brasil a inauguração do primeiro restaurante da Pizza Hut aconteceu em 1989 na cidade de Santo André, no estado de São Paulo.

– Por dia, mais de 11,5 milhões de pizzas são vendidas nos restaurantes da marca para mais de 5 milhões de consumidores.

– A popularidade da marca não tem limites: Em 1989 Barbara Bush, na altura primeira-dama americana, encomendou pizzas para serem entregues na Casa Branca.

– Em 1990, durante o Super Bowl (final do futebol americano e evento de maior audiência do país) a Pizza Hut entregou mais de 1,3 milhões de pizzas, uma média de 7 mil pedaços por minuto.

– A entrega mais rápida e longínqua da história aconteceu em 1993. Por encomenda especial do exército americano, a Pizza Hut entregou 600 pizzas de pepperoni através de um voo de 24 horas efectuado entre a base aérea de Dover nos Estados Unidos e a base de Mogadíscio, na Somália.

Categoria(s): Alimentação