origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

A Gatling Gun, ou Gatling, é considerada a primeira metralhadora perfeitamente funcional da história da humanidade. É também uma das mais famosas e identificáveis armas de fogo já feitas. Devido à sua aparência distinta e aos seus recursos exclusivos, muitas pessoas estão familiarizadas com ela, mesmo aquelas que não têm um conhecimento especial de armas de fogo.

Apesar dessa familiaridade muitos não sabem quem inventou a metralhadora Gatling, nem qual foi a história da sua concepção, desenvolvimento e impacto na guerra moderna.

Como o seu nome sugere, é fácil perceber quem a inventou pois cedeu-lhe o seu nome. E trata-se de Richard J. Gatling, um inventor responsável por numerosas patentes nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX.

Apesar da reputação temível que a Gatling granjeou no campo de batalha, o homem que a inventou teve como intuito diminuir as baixas na guerra. Numa carta enviada em 15 de Junho de 1877 a um amigo, Richard Gatling referia que: “Ocorreu-me que se eu inventasse uma arma que pudesse, pela sua rapidez de fogo, permitir a um homem fazer tanto em batalha quanto uma centena de soldados, isso culminaria numa grande redução dos exércitos e, consequentemente, a exposição de tantas pessoas às batalhas e às doenças seria grandemente diminuída”.

Richard J. Gatling e a sua invenção

Naturalmente percebemos que a noção idealista de Gatling de que menos homens morreriam com  sua invenção era infundada. Mas o homem que inventou a Gatling teve alguma razão, já que pela primeira vez na história,  com a ajuda da sua invenção, com poucas pessoas conseguia-se infligir grandes danos ao inimigo.

As batalhas antigas eram travadas sobretudo numa luta corpo a corpo mas com a metralhadora Gatling, um soldado sozinho podia causar pesadas baixas no campo oposto.

Mais de cem anos após sua invenção, a metralhadora Gatling ainda se vê em acção nos campos de batalha. Isto é absolutamente surpreendente uma vez que esta arma foi desvalorizada e considerada como obsoleta, pelo exército dos Estados Unidos, logo antes da primeira Guerra Mundial.

Mas a genialidade existente no design da arma Gatling impediu a sua “morte”, quando ficou comprovado que as metralhadoras são propensas a extremo aquecimento e que os seus carregadores são susceptíveis de ficarem deformados pelo enorme calor gerado pela elevada taxa de poder de disparo.

Ora a metralhadora Gatling não sofre do mesmo problema pois o seu design multi-canos permite que a tensão de disparo seja distribuída e impede assim a deformação do carregador. É precisamente por essa característica ímpar que a metralhadora Gatling continua a ser usada em aeronaves e no solo, onde é das armas mais temidas pela infantaria inimiga.

As vítimas no campo de batalha podem não ter diminuído cem anos após a invenção de Richard Gatling, mas no entanto ele estava certo quanto à expectativa da sua invenção mudar para sempre a guerra.

Categoria(s): Militar