O Boomerang, (Bumerangue, em português), é mundialmente conhecido como um objecto em V que depois de devidamente arremessado volta à mão de quem o atirou.
A sua origem é incerta embora se saiba que muitas civilizações antigas usavam instrumentos de arremesso semelhantes aos boomerangs pois foram encontrados exemplares em vários continentes diferentes. Supõe-se que eram utilizados para conduzirem presas para a zona de caça, assustando-as e assim capturando-as em armadilhas pré-preparadas.
O mais antigo exemplar de boomerang foi descoberto em 1987 na Polónia e tinha sido feito a partir de um dente de mamute. Estimou-se que a sua origem remontaria a cerca de 23 mil anos atrás.
Apesar de tudo, a Austrália foi o país que tornou famoso o boomerang muito devido ao uso que os nativos lhe davam há milhares de anos, como armas de arremesso. Os exemplares australianos mais antigos foram encontrados pelo arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, com uma data estimada de 9 mil anos. Foram encontrados três modelos completos, todos feitos em madeira.
Acredita-se que, para além da caça, este instrumento fosse utilizado para uma diversidade de coisas, tais como: cortar alimentos, escavar a terra em busca de raízes e até para a pesca. Os nativos australianos tinham o hábito de os atirar contra os bandos de pássaros na expectativa de atingir algum.
Com a chegada em 1770 do capitão James Cook à Oceania, iniciou-se a colonização da Austrália pela Inglaterra, o que favoreceu a chegada do boomerang à Europa.
Na Europa a sua popularidade foi tal que começou a ser utilizado como actividade desportiva, com vários aperfeiçoamentos. No final da década de 60 e inícios de 70, surgiram os primeiros clubes e federações na Austrália, Europa e Estados Unidos.
Apesar da aparente complexidade no seu uso, os Boomerangs são objectos fascinantes, simples de usar e que qualquer pessoa pode experimentar e praticar, independentemente da sua idade.
Curiosidades:
– Em média pesa 100 gramas mas pode descer para os 25 gramas em modelos especiais de competição.
– O nome Boomerang é de origem europeia. Os nativos chamavam-lhe “Kylie” ou “Karlie”.
– Os Boomerangs podem variar de formato e de número de asas: 2, 3, 4, 5, 6 asas ou mais.
– Usar um Boomerang era símbolo de poder. Os desenhos que o decoravam identificavam membros de famílias e clãs, mostrando assim a riqueza e posição social de quem o empunhava. A sua utilização estava vedada às mulheres.
“Nota: a utilização de um Boomerang, para ser uma actividade agradável, deve ser feita com consciência e com cuidados simples mas fundamentais. Por isso não se deve nunca usa-lo para assustar pessoas ou animais, ou para tentar passar “tangentes” a obstáculos, (móveis ou imóveis). Deve-se respeitar sempre uma área livre mínima de 50 metros de distância para todos os lados, pois caso contrário a probabilidade de ocorrer um acidente é alta, tanto para o Boomerang como para quem estiver no interior dessa zona de segurança. Torne a sua sessão de arremessos numa forma de divulgação pedagógica deste desporto e não numa sessão de exibicionismo infantil e fútil.”
Só um esclarecimento: bumerangues de retorno não eram usados como arma de caça. Os kylies, ou bastões de arremesso, é que eram usados para caçar e não retornavam. Pra saberem mais sobre o esporte do bumerangue, visitem meu site (cliquem no meu nome acima).