A história da Jacuzzi inicia-se no ano de 1907, altura em que três irmãos decidiram imigrar de Itália para o estado americano da Califórnia, instalando-se na cidade de Berkeley. Em Itália haviam ficado os seus pais e mais 10 irmãos, na sua casa de família situada na região de Friuli.
Poucos anos depois mais quatro dos seus irmãos se juntariam a eles começando assim uma história original e curiosa.
Em 1915 criaram a empresa Jacuzzi Bros e começaram a ter sucesso com algumas das invenções que idealizaram. Dotados de uma enorme capacidade criativa, conceberam uma hélice de avião completamente inovadora e que foi rapidamente adoptada pela aviação americana.
Através da sua criatividade, tenacidade e de muito trabalho, conseguiram levar a bom termo as suas ideias mais originais. Em cinco anos registam mais de duzentas patentes.
Em 1956, Ken Jacuzzi, um dos filhos de Candido precisava urgentemente de um tratamento de hidroterapia para combater a artrite reumatóide de que sofria. O seu pai dedicou-se a investigar uma forma de adaptar a uma banheira doméstica uma das bombas que usavam para os sistemas de irrigação que vendiam. O objectivo era conseguir criar um jacto de água que desse o efeito de massagem no corpo humano. O seu esforço deu frutos e nasceu assim o sistema J-300, o primeiro sistema de hidromassagem do mundo que iria mudar a vida a milhões de pessoas.
Mais de uma década depois, em 1968, Roy Jacuzzi percebeu que a invenção do seu tio constituía uma boa oportunidade de negócio no mercado da saúde. Conhecedor de sistemas de hidráulica, consegue conceber um sistema que mistura ar com a água, nascendo assim a primeira verdadeira banheira de hidromassagem, que baptizou de Roman Bath Jacuzzi, por inspiração nos banhos romanos. Foi também a primeira vez que o nome da família foi associado a um produto da empresa.
O sucesso da Roman Bath Jacuzzi espalhou-se pelo mundo inteiro e a Jacuzzi Brothers torna-se a marca de referência quando se fala de banheiras de hidromassagem.
Em 1970 é criada a primeira fábrica europeia, situada a escassas centenas de metros da casa natal de onde haviam partido os seus fundadores 60 anos antes.
Daquela data até agora a Jacuzzi tem mantido sempre acesa a chama da inovação, criando sistematicamente modelos inspiradores que melhoram a experiência de se mergulhar numa hidromassagem shiatsu ou numa sessão de hammam.
Curiosidades:
– Os sete irmãos fundadores chamavam-se Francesco, Rachele, Valeriano, Gelindo, Candido, Giocondo e Giuseppe Jacuzzi.
– A fábrica da Califórnia, só ela, produz mais de 300 Spas por dia.
– Uma das novidades mais recentes da Jacuzzi é a J-400. Trata-se “apenas” de uma grandiosa banheira de hidromassagem com controlo remoto flutuante, lounge para terapia, jactos para os pés, sistema de áudio AquaSound integrado com micro alto-falantes à prova de água, jactos iluminados, duas cascatas WaterColour, leitor de CD’s, rádio AM/FM e ainda aquecimento electrónico.