origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

A origem do ioiô está envolta em mistério. Apesar de ser um brinquedo muito popular e que tem sido usado desde tempos imemoriais pelas crianças, ninguém sabe ao certo quem decidiu juntar dois discos, com um eixo no centro a liga-los, e enrolar um fio nesse eixo.

Até os historiadores se dividem na sua origem: uns dizem que foi inventado na Grécia antiga, outros indicam que foi na India, uns sugerem que foi na China e muitos outros referem a sua origem nas Filipinas. O mais antigo ioiô encontrado data do ano 500 a.C. e era feito com discos de pele de terracota.

Alguns registos históricos das Filipinas, remontando ao século XVI, mostram que os caçadores se escondiam atrás das árvores e, usando duas pedras no lugar dos discos e uma corda com cerca de seis metros, lançavam este instrumento a animais selvagens com o fim de os capturar, sabendo que a corda enrolaria de novo nas pedras, garantindo assim a possibilidade de novo ataque.

Na Europa o ioiô começou a popularizar-se no final do século XVIII, principalmente em França e Inglaterra.

Apesar de existirem uma infinidade de nomes associados ao ioiô, nas mais diversas línguas, o termo ioiô é  derivado do idioma filipino e significa “volta aqui”.

A criação do moderno ioiô surge em 1928 quando um filipino, Pedro Flores, decidiu criar uma empresa em Santa Barbara, na Califórnia, onde se dedicou exclusivamente à produção dos ioiôs. Em pouco tempo, esta empresa passou a produzir 300.000 unidades e a dar emprego a mais de 600 empregados.

Impressionado com a popularidade desse simples objecto, o empresário americano Donald F. Duncan comprou a empresa de Pedro Flores e transformou-a na Duncan Company. Só durante o ano de 1962 a Duncan vendeu 45 milhões de ioiôs nos Estados Unidos, numa altura em que a população de crianças não passava dos 40 milhões.

Exemplar de um ioiô dos anos 60

Desde essa altura a tecnologia ajudou a modificar os ioiôs. Nos anos 80 criaram-se os ioiôs que retornavam para a mão do dono automaticamente e na década seguinte o uso de rolamentos nos ioiôs permitiu uma evolução inédita nas manobras realizadas.

Actualmente os ioiôs possuem tecnologia de ponta e são feitos com novos materiais, como o aço, alumínio e policarbonato.

Os truques e manobras acompanharam essa evolução e o ioiô agora é praticado a nível de competição em muitos países. A destreza e habilidade dos melhores jogadores podem ser equiparadas às dos grandes malabaristas.