origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

A barra de chocolate Twix é constituída por um biscoito revestido de chocolate de leite e recheado com caramelo. Sendo um dos principais produtos da Mars Incorporated, não será de estranhar que o seu inventor tenha sido Forrest Mars Senior, filho do criador da empresa mãe e proprietário da sua subsidiária britânica, a Mars Limited.

Foi fabricada pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1967  com o nome Twix Caramel Cookie Bar e, nos anos subsequentes, foi lançada em vários países da Europa Ocidental em 1975 e em 1979 chegou aos Estados Unidos com o nome de Twix Cookie Bar.

Na maior parte dos restantes países, incluindo Portugal, Suíça, Áustria, Polónia, Bélgica e Alemanha a barra de chocolate era conhecida como Raider, antes de ser renomeada em 1991 com o intuito de ser feita a globalização do produto. Para tal foi orquestrada uma gigantesca campanha de marketing que utilizava o slogan “Raider is now called Twix…nothing else changes”.

A evolução do logotipo do Twix

Apesar dos diversos nomes durante a sua existência inicial, tornou-se popular como o “chocolate dourado”, devido ao seu invólucro cor de ouro.

Nas décadas de 80 e 90 a empresa decidiu lançar variantes do chocolate original. A primeira variante, lançada apenas nos Estados Unidos,  foi o Peanut Butter Twix que, tal como o nome indica, tinha no seu recheio manteiga de amendoim em vez do tradicional caramelo. O sucesso desta variante foi discreto e ficou-se pelos Estados Unidos.

Foram também criadas as variantes Twix Tea Breaks, Twix Miniatures e o Chocolate Fudge Twix. Desde a sua nascença até aos dias de hoje, foram criadas 33 variações do chocolate Twix, algumas delas exclusivas de determinados países ou regiões do mundo.

Actualmente os chocolates Twix existem em mais de cem países e são uma marca incontornável no universo da chocolateria. E como acréscimo a essa saborosa vertente, hoje em dia a marca Twix tem também no mercado a oferta de uma deliciosa linha de gelados.