origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

Em 1953 Hugh Hefner tinha 27 anos e era o director da revista Children’s Activities. Como jovem moderno que era, reparou que as revistas ditas masculinas da altura resumiam-se essencialmente a temas de carros, caça ou armas e que nenhuma delas chegava sequer a abordar o assunto mais apetecido dos homens, que eram as mulheres.

Foi exactamente a partir desta constatação que Hugh Hefner imaginou uma publicação perfeitamente vocacionada a jovens adultos masculinos que iria revolucionar o universo das revistas.

Pediu então dinheiro emprestado a parentes e amigos e pagou 500 dólares pelos direitos das fotografias que Marilyn Monroe havia feito para um calendário no início da sua carreira.

O nome que idealizou para a sua revista foi Stag Party, (que significa “farra”, em português), e o símbolo seria um veado a fumar à espera de companhia feminina. Mas como nada corre bem à primeira, antes do lançamento da revista, apercebeu-se que já havia uma edição com o mesmo nome o que o obrigou a arranjar uma alternativa com rapidez.

Algumas das hipóteses de nome consideradas foram Top Hat, Bachelor e Gentleman, mas quando um amigo lhe sugeriu usar o nome de uma fábrica falida de automóveis, Hugh Hefner instantaneamente percebeu que estava perante o nome ideal: Playboy.

Claro que com o novo nome surgiu a ideia de um novo logotipo. E o famoso coelho foi então criado pelo desenhador e director artístico da revista,  Arthur Paul. Esse símbolo apareceu então em todos os exemplares da revista excepto no exemplar número 1 e tornou-se mundialmente conhecido.

A primeira edição da Playboy, com a famosa fotografia da Marilyn Monroe na capa, foi lançada em Outubro de 1953 e vendeu 54.175 unidades.

A primeira edição da Playboy (1953)

Pelos anos fora, muitas das mais famosas beldades mundiais foram capa da revista, das quais se destacam Ursula Andress, Brigitte Bardot, Cindy Crawford, Sharon Stone, Natasha Kinski, Drew Barrymore, Kim Basinger, Madonna ou Denise Richards, entre muitas, muitas outras.

Hugh Hefner, hoje já a caminho dos 90 anos, continua a ser um bon vivant e insiste em nunca deixar de ser visto na companhia das suas habituais “coelhinhas”.

Mal imaginava o criador da Playboy que a sua revista obteria o sucesso mundial que teve e lhe iria proporcionar a fortuna que conseguiu acumular ao longo do tempo.

Curiosidades:

– O maior record de vendas ocorreu na edição de Novembro de 1972 com mais de 7 milhões de unidades vendidas;

– Atualmente a revista é publicada em 18 países captando, só nos Estados Unidos, cerca de 10 milhões de leitores, sendo a revista masculina mais vendida do planeta;

– A Playboy TV está disponível em 113 milhões de lares nos Estados Unidos. Mais de 2500 produtos da marca são vendidos em quase 100 países;

Categoria(s): Cultura e Sociedade