origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

Um dos primeiros jogos de vídeo chamava-se Pong e representava um jogo de ténis a duas dimensões e a preto e branco. O objectivo do jogo era derrotar os adversários obtendo uma pontuação superior a eles.

Lançado em 1972 pela Atari, este foi sem dúvida o jogo que mais contribuiu para a explosão da indústria dos jogos de vídeo e foi também o primeiro jogo lucrativo da história dos videojogos. A sua criação deve-se a Allan Alcorn o inventor deste jogo.

O fundador da Atari, Nolan Bushnell atribuiu essa tarefa a Alcorn como um exercício de treino. Segundo Bushnell, a ideia baseou-se no jogo de pingue-pongue electrónico da primeira consola de jogos da época, a Magnavox Odyssey.

Alcorn conseguiu criar características inovadoras no Pong, tais como a variação do ângulo da bola dependendo da parte com esta era devolvida, o aumento gradual da velocidade do jogo e as várias variantes de sons do jogo.

Para construir o protótipo e como necessitava de espaço para os componentes, Alcorn comprou uma televisão Hitachi a preto e branco e construiu uma cabina em madeira com um 1,20 mt de altura onde inseriu a televisão e os restantes circuitos integrados necessários ao funcionamento do jogo.

A fase de testes pública iniciou-se em Setembro de 1972 e o local escolhido foi um bar de um amigo, chamado Andy Capp’s Tavern. O protótipo foi posicionado junto de outras máquinas de entretenimento: uma jukebox, uma máquina de flippers e uma máquina com o jogo Computer Space. Logo na primeira noite o jogo teve uma recepção muito positiva e o seu sucesso foi aumentando cada vez mais nas semanas seguintes.

Máquina de Pong em 1972

Com esta enorme adesão, Bushnell decidiu avançar com a produção do jogo e após conseguir financiamento anunciou o lançamento do jogo Pong em 29 de Novembro de 1972. A recepção positiva ao Pong manteve-se elevada e em 1973 a Atari já exportava as suas máquinas para outros países.

Após o sucesso do Pong surgiram de imediato inúmeros esforços de outos produtores para copiarem o jogo e a fórmula do seu sucesso.

Para contrariar o aumento de concorrência a Atari teve o que se pode considerar uma ideia genial: lançou a versão caseira do Pong em 1975 através de diversas lojas da Sears, por altura da época Natalícia. Chamou-lhe Home Pong.

O sucesso comercial foi de tal forma expressivo que a versão doméstica do jogo teve aproximadamente quatro vezes mais receitas do que as máquinas de moedas Arcade já instaladas. Só no Natal de 1975 venderam-se mais de 150.000 unidades. Muitos especialistas de jogos acreditam que o fenómeno Arcade iniciado nessa altura deve-se principalmente ao sucesso deste jogo de vídeo.

A versão doméstica do Pong

Num esforço para combater a crescente concorrência na indústria de videojogos, a Atari lançou várias continuações para o jogo. Alguns dos títulos mais notáveis foram Pin-Pong, Quadrapong, Super Pong e Pong Doubles. Embora os gráficos fossem similares, o jogo foi melhorado significativamente. Por exemplo, o Pong Doubles permitia quatro jogadores para jogar a pares e competirem entre eles.

A Atari lançou outro bom jogo, o Breakout. Ele foi rapidamente um sucesso seguido por inúmeras clonagens de jogos semelhantes. Entre eles estavam o Break ‘Em All, o Alleyway e o Arkanoid. Todos estes e muitos mais apenas provam o sucesso global do Pong como um jogo de vídeo.

Actualmente o Pong ainda é jogado nas consolas de videojogos mais recentes e avançadas, existindo versões para a Nintendo DS, para a PlayStation Portable e para a Sega Mega Drive.

Curiosidades:

– Por altura do teste público em 1972, o sistema começou a exibir problemas. Quando Alcorn foi chamado para verificar o que se passava, constatou que o problema tinha sido causado pelo excesso de moedas, que bloquearam o funcionamento do protótipo.

– Em 2011, na Suécia, a McDonalds criou um outdoor interactivo com o jogo Pong. Esta iniciativa permitia que qualquer pessoa, através de um smartphone, pudesse participar numa partida de Pong durante 30 segundos em que o jogo ganha uma velocidade crescente. Os vencedores recebiam vales para usufruírem de refeições e brindes nas lojas do McDonalds.