origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

Supõe-se que o Badminton terá tido a sua origem num popular jogo indiano.

Cerca do ano de 1800, existia na India um jogo chamado “Poona”, o qual, devido à sua enorme popularidade, acabou por ser trazido para a Europa pelos oficiais ingleses que prestavam serviço naquela colónia inglesa.

Chegado a Inglaterra, por volta de 1860, sabe-se que esse jogo era jogado pelas filhas do Duque de Beaufort’s num salão da moradia da família, que se chamava Badminton House. Foi esta família que introduziu uma pequena variante ao jogo original: prenderam uma corda a atravessar o salão e usando raquetes de ténis tentavam assim manter o volante a passar por cima da corda durante o maior período de tempo possível.

Sendo uma família de posses e com uma vida social diversificada e intensa, isso terá tido grande importância na disseminação inicial deste jogo, ainda rudimentar. É aceitável conjecturar que as frequentes visitas dos amigos da família, os quais provavelmente também participariam nesse jogo, terá sido um dos factores para aumentar a sua divulgação.

Apesar de tudo, foi mesmo na India que este jogo se transformou num verdadeiro desporto quando o coronel inglês H. O. Selby criou um conjunto de regras e de etiquetas, que acabaram por ser aceites de forma generalizada. Estávamos em 1870 e foi precisamente nesta ocasião que o nome deste desporto passou a ser Badminton.

Durante quase uma década o Badminton foi praticado, de forma amadora, nos locais onde existiam agrupamentos militares.

No início de 1880 formaram-se os primeiros clubes de Badminton em Inglaterra e foi com este início das competições oficiais que tudo começou a evoluir. As regras foram sendo alteradas e adaptadas, criou-se um sistema de pontuação, definiu-se o formato e dimensões do volante e foi assim que em 1883 se criou a Badminton Association of England, passando a ser esta Associação a entidade que, naquela época, supervisionava todos os aspectos relacionados com a modalidade.

Desde essa altura que o Badminton nunca parou de crescer, sendo actualmente uma modalidade desportiva oficial em 160 países.

Apenas a título de curiosidade, regista-se que na Grécia, há mais de 2000 anos, era praticado um jogo chamado “Tamborete e Peteca” (Battledore e Schuttlecock). Esse jogo era jogado tanto por crianças como por adultos e consistia em rebater uma peteca com um pedaço de madeira, tentando evitar que a mesma caísse no chão.

Seria este jogo já a semente do actual Badminton? Ninguém sabe.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.9/10 (44 votes cast)
A Origem do Badminton, 8.9 out of 10 based on 44 ratings