Antes da bandeira que actualmente é conhecida, com as estrelas e as faixas vermelhas e brancas, era utilizada uma bandeira que representava a força colonizadora britânica.
Conhecida como Bandeira da Grande União, tinha também 13 faixas e a “Union Jack” de Inglaterra no canto esquerdo superior, onde mais tarde ficariam as estrelas.
Esta bandeira apenas durou apenas 1 ano, 6 meses e 9 dias e é considerada por muitos historiadores como a primeira bandeira oficial dos Estados Unidos, apesar da sua forte referência ao jugo do império britânico.
Talvez devido a essa referência e ao facto de decorrer a guerra da independência contra Inglaterra, em 14 de Junho de 1777 o congresso decretou que seria criada uma nova bandeira e que a mesma teria treze listas e treze estrelas, simbolizando assim as treze colónias que lutavam contra as forças colonizadoras. As estrelas ficariam no local onde, na bandeira anterior, aparecia o símbolo do império britânico.
É normalmente aceite que esta bandeira, embora sem grandes provas documentais, tenha sido costurada pela americana Betsy Ross, de Filadélfia, que ficou assim para sempre ligada ao nascimento da versão actual da bandeira dos Estados Unidos.
Hasteada pela primeira vez em 3 de Agosto de 1777, em Fort Stanwix, a bandeira teve um início tumultuoso, participando da Batalha de Oriskany em 6 de Agosto, com apenas três dias de idade.
Em 1791 o estado de Vermont foi admitido à união, seguido pelo estado de Kentucky em 1792. Como é óbvio o número de estrelas e faixas foi aumentado de treze para quinze.
Pouco tempo depois, com a inclusão de outros estados ficou claro que algo teria de ser alterado, pelo que o congresso decidiu, em 1818, que o número de faixas ficaria fixo nas treze já existentes e que por cada estado adicionado se incluiria na bandeira uma nova estrela.
Estava assim concluído o formato que até hoje se mantém, com as cores da bandeira também inalteradas: a cor vermelha que simboliza a resistência e a união, a cor branca que simboliza a pureza e a inocência e a cor azul que representa a vigilância, perseverança e justiça.
A história da bandeira americana passou por várias mudanças e algumas delas com alguma controvérsia, mas o seu significado permanece até aos dias de hoje.
Curiosidades:
– Desde a sua primeira versão, a bandeira dos Estados Unidos já foi alterada 26 vezes. O aspecto que actualmente tem apenas existe desde 1960, altura em que ocorreu a adesão do estado do Havai à União.
– A bandeira é de tal modo importante para os habitantes do país que há um feriado oficial dedicado a ela (última 2ª feira de maio).
– A bandeira dos Estados Unidos é conhecida como “The Stars and Stripes” (Estrelas e Faixas) e também de “Old Glory” (Velha Glória), cujo nome foi cunhado pelo capitão William Driver, em 1831.