origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

O voleibol nasceu em 1885 da ideia de um professor de Educação Física americano, chamado William George Morgan e que na altura dava aulas na universidade YMCA de Holyoke, em Massachusetts.

Este professor achava que faltava um desporto de equipa praticado em ambiente fechado, que fosse possível de praticar no inverno, e que fosse competitivo sem que para isso tivesse de existir contacto físico, como era o caso do basquete, futebol e outros.

A ideia derivou de elementos do andebol e do ténis mas pretendia não necessitar de acessórios para a sua prática. Assim, foi decidido fixar uma rede similar à do ténis a 1,85 metros do chão, que foi o que consideraram ser a altura ideal para ficar um pouco acima da cabeça de um homem de estatura média.

Logo de seguida houve que resolver o problema da bola a utilizar. Inicialmente foi testada a câmara de uma bola de basquete. Era demasiado leve e lenta o que tornava o desporto apático e sem emoção. Tentaram depois com a bola de basquete completa que era (naturalmente) demasiado pesada e de tamanho desadequado.

Sem solução, Morgan resolveu contratar a empresa A.G. Spalding & Brothers pedindo-lhes a criação de uma bola que cumprisse os requisitos de ser suficientemente leve para jogar com as mãos mas suficientemente sólida para ser rápida.

Curiosamente, a Spalding conseguiu criar uma bola praticamente idêntica à que ainda hoje se usa. Teria entre 63,5cm a 68,6cm e o seu peso variava entre as 252g e as 336g.

Com a bola perfeita nas suas mãos, William Morgan podia finalmente pôr em prática o seu tão ambicionado desporto, que baptizou de Mintonette.

Convidou dois amigos, o Dr.Frank Wood e John Lynch para o ajudarem na criação das regras do jogo e dos seus conceitos básicos. Das suas reuniões nasceram as primeiras dez regras do Mintonette.

Já com as regras e conceitos definidos, Morgan marcou uma conferência na YMCA, onde deu uma cópia manuscrita das mesmas a todos os outros professores, como forma de também eles ajudarem na divulgação e prática desse novo desporto.

Na mesma altura acabou por ser convidado pela Direcção da universidade a fazer uma demonstração no ginásio da YMCA.

Antes da demonstração Morgan explicou aos participantes que o novo jogo era para ser jogado principalmente em espaços cobertos, que o número de atletas era ilimitado e que o seu objectivo era manter a bola no ar, sempre em movimento e por cima da rede de um lado para o outro.

E foi só ao terminar a demonstração que um outro professor que tinha estado a assistir, chamado Alfred T. Halstead, ao reparar na acção do voo da bola por cima da rede, achou por bem sugerir que o nome do jogo fosse alterado para algo mais adequado, como Volley Ball.

Morgan aceitou a sugestão e o nome assim se manteve até ao ano de 1952. Nesse ano a Associação de Volley Ball dos Estados Unidos decidiu juntar as duas palavras em uma só, passando assim a chamar a modalidade de Volleyball. Foi também em 1952 que o voleibol foi aberto à participação de equipas femininas.

Muitas novas regras foram sendo adicionadas ao longo do tempo, tendo outras sido eliminadas ou alteradas.

Em 1964 o Voleibol passou a ser uma modalidade olímpica.

William Morgan morreu com 72 anos, em 27 de dezembro de 1942, na mesma cidade onde nascera – (Lockport, estado de Nova Iorque).

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.9/10 (196 votes cast)
A Origem do Voleibol, 7.9 out of 10 based on 196 ratings

8 Responses so far.

  1. Júlia Nicolly diz:

    Mim ajudou muito .
    Obrigado , valeu !

    Júlia

  2. pablo diz:

    esse esporte é o mais legal que eu ja joguei

  3. Alica diz:

    obg por fazerem um site tão bom vou ter uma boa nota graças a este site

  4. Isabella diz:

    Este texto me ajudou bastante no meu trabalho de Educação Física…….obrigada pela ajuda!!

  5. rita de cassia diz:

    isso me ajudou muito com meus trabalhos de educaçao fisica

  6. Joao diz:

    Muito obrigado!!
    Esse site me ajudou muito em minha tarefa de Educação Física…
    Obrigado…

  7. Julienne Thiely diz:

    este texto explica muito bem e vai me judar muito nos meus trabalhos de Educação física

  8. Esse texto é bem exclaressedor, me ajudou muito no meu trabalho de Atividades Esportisticas e Motoras. Obrigada!!! Valeu a ajuda.