origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

Poucos devem ser os que hoje em dia  nunca tenham experimentado pelo menos uma vez o jogo electrónico Tetris, um divertido puzzle que consegue deixar jogadores de diferentes culturas e gerações agarrados a uma consola, resultando normalmente num entretenimento perfeitamente viciante.

O que se calhar muitos desconhecem, principalmente os mais novos, é que a sua origem é soviética e que a inspiração para a sua criação partiu dos trabalhos sobre pentaminós desenvolvidos 30 anos antes pelo matemático americano Solomon Golomb.

Tudo começou em 1984 quando um estudante de 16 anos, Vadim Gerasimov, apaixonado por programação, frequentava o Centro de Computação da Academia Russa de Ciências onde criava programas para encriptar directórios MS-DOS. O seu trabalho despertou a atenção do engenheiro Dmitry Pavlovsky, interessado por jogos de computador, que o convenceu a passar os seus jogos para a plataforma PC. Após o primeiro resultado decidiram começar a trabalhar juntos. Pouco tempo depois um outro engenheiro amigo de Dmitry, Alexey Pajitnov, juntou-se ao grupo com o objectivo de criarem novos jogos de computador.

Poucos meses após já terem convertido todos os jogos antigos para PC, Pajitnov teve a ideia do Tetris. Ele possuía um jogo a que tinha chamado Genetic Engineering e onde se tinha de mover pelo ecrã, com a ajuda do teclado, uma peça de 4 lados (tetraminó) fazendo-a girar pelo ecrã formando diferentes tipos de formas.

A ideia de Pajitnov era aproveitar este conceito e criar um novo jogo onde sequências de peças de tetraminó cairiam pelo ecrã, com a possibilidade de rotação e que consoante a posição adquirida se iriam encaixando umas nas outras no fundo do ecrã, formando linhas completas que iriam desaparecendo. Quando o ecrã ficasse cheio até cima, o jogo terminaria.

Curiosamente Pajitnov apelidou-o de Tetris, uma associação de tetraminó e ténis. Posteriormente o jogo foi desenvolvido para 2 jogadores e um amigo de Pajitnov, Vladimir Pokhilko aproveitou-o para testes psicológicos sendo o primeiro psicólogo clínico a utilizar este material nesse sentido.

Apesar da originalidade, a projecção internacional do jogo foi bastante difícil devido aos entraves políticos existentes na antiga URSS. Nessa altura, nesse país, conceber e vender algo a nível particular era considerado absolutamente ilegal e não existia o conceito de propriedade intelectual. Para darem a conhecer o jogo resolveram dar cópias do jogo aos amigos o que fez com a sua disseminação fosse discreta e seguramente mais rápida.

Tetris – Primeira versão para PC (ano de 1986)

Em 1987 o jogo Tetris para PC chegou aos Estados Unidos mas foi só no ano seguinte que o jogo atingiu o seu ponto de explosão quando um designer de videogames holandês, Henk Rogers, conseguiu os direitos de exclusividade para usar o Tetris como o jogo oficial de apresentação do Game Boy da Nintendo, que ia ser lançada no Japão no ano seguinte. O sucesso foi estrondoso e as vendas iniciais superaram os 3 milhões de unidades.

A história do Tetris está também cheia de batalhas jurídicas. Em 1989 já existiam cerca de meia dúzia de empresas que reclamavam o direito de distribuição e criação de versões do jogo para uso doméstico. A Nintendo e a Atari estiveram anos nos tribunais a esgrimir os direitos que ambas reclamavam sobre o Tetris.

Com tantos a reclamar direitos, o que realmente se passou foi que até 1996 pouco ou nenhum dinheiro tinha sido recebido pelos verdadeiros criadores do Tetris. Só neste ano a URSS reconheceu perante Pajitnov os seus direitos à propriedade intelectual do jogo. Pajitnov decide então criar a The Tetris Company que passou a deter o copyright das licenças do software nos estados Unidos.

No entanto a seriedade não era traço de personalidade de Pajitnov. Segundo declarações públicas de Vadim Gerasimov, nada lhe foi pago por ter participado na criação do Tetris. Segundo refere, Pajitnov terá passado por sua casa a solicitar que assinasse uns papéis com urgência referindo que “ganhariam muito dinheiro das empresas de jogos”.

Segundo o que se lembra, Vladimir refere que nos papeis estava escrito que ele concordava em conceder a Pajitnov todos os direitos para gerir os negócios e que prescindia de qualquer direito de indemnização relacionada com o Tetris. Refere que na altura não concordou plenamente com o conteúdo mas que confiou no “amigo” e assinou os papeis.

Apercebeu-se depois que em poucos meses o seu nome desapareceu de todas as novas versões de Tetris e de toda documentação relacionada, bem como que Pajitnov tinha registado o copyright do jogo nos Estados Unidos, relacionado com a versão gratuita de Tetris para PC (versão original 3.12) que ele também tinha ajudado a desenvolver.

Vadim Gerasimov, que ainda é vivo e trabalha na Google, nunca recebeu um cêntimo de um dos jogos mais populares de todos os tempos e que ainda hoje pode ser jogado on-line na Internet continuando a dar prazer aos seus muitos adeptos, antigos e recém chegados.

Curiosidades:

– O Tetris foi o primeiro jogo onde era (e continua a ser) impossível ganhar.

– Em 2007 foi nomeado como o segundo melhor jogo de todos os tempos, só ultrapassado pelo Super Mario Bros.

– Testes demonstraram que os jogadores de Tetris têm um incremento extraordinário da actividade cerebral, chegando algumas áreas do cérebro a ter uma taxa de funcionament sete vezes superior ao normal.