origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

A ideia da boneca Barbie surgiu nos Estados Unidos mas a sua inspiração veio da Alemanha.

No início da década de 1950, o jornal alemão Bild publicava nas suas edições pequenas histórias em banda desenhada, chamadas Bild-Lilli, cuja protagonista era uma personagem feminina de nome Lilli. O seu autor era Reinhard Beuthien. O sucesso foi tal que em 1955 a personagem foi transformada em boneca pela O&M Hausser, que chegou a fabricar cerca de 130 mil exemplares.

Por essa altura, nos Estados Unidos, o casal Ruth e Elliot Handler eram os donos, desde 1945, de uma fábrica de brinquedos e de casas de bonecas, chamada Mattel.

Durante uma viagem à Europa, em 1958, Ruth Handler comprou uma Lilli para dar à sua filha, que adorava brincar com bonecas. Chegada aos Estados Unidos, Ruth ficou a ver o entusiasmo com que a sua filha estava sempre a mudar o aspecto à nova boneca, vestindo-a com pequenas peças de roupa diferentes, que fazia em papel.

Terá sido esta observação que levou a que o casal Handler pedisse a um amigo designer, Jack Ryan, que criasse um novo modelo de boneca, inspirado na Lilli, que servisse como uma nova brincadeira para as meninas, permitindo que se mudasse facilmente o aspecto da boneca. Foi-lhe também pedido que a boneca tivesse um ar mais adulto e sofisticado que as bonecas da época.

Nascia assim a “irmã” da boneca Lilli, que foi baptizada como Barbie em homenagem à filha do casal Handler, cujo nome era Barbara. A sua apresentação à sociedade deu-se em 9 de Março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque.

A Mattel começou a produzir as bonecas Barbie ainda naquele ano, vendendo-as a 3 dólares cada uma. O sucesso foi enorme tendo-se vendido cerca de 340 mil bonecas, o que levou a que fossem idealizados novos modelos.

É claro que este êxito de vendas não passou despercebido aos criadores da boneca alemã, que tinha servido de inspiração à Barbie, até porque as parecenças eram por demais evidentes.

Assim, para evitar um confronto judicial, a Mattel aceitou pagar uma indemnização pelos direitos de imagem à O&M Hausser, fabricante da boneca Lilli.

Lilli em 1955 versus Barbie em 1959

Com tanta popularidade, foi natural que rapidamente aparecesse um candidato ao “coração” da Barbie e assim, em 1961, foi também apresentado à sociedade o seu namorado oficial, o Ken, curiosamente também inspirado num filho do casal Handler.

Com o passar dos tempos a Barbie foi adoptando todos os tipos de estilos, desde os mais clássicos aos mais radicais e futuristas. Para além dos estilos, os acessórios disponíveis eram imensos, chegando inclusive a serem disponibilizados kits de maquilhagem para tornar o seu aspecto mais real.

O seu padrão físico tem, no entanto, levantado várias críticas pela influência que por vezes tem sobre as pré-adolescentes. As suas pernas longas, lábios finos, seios carnudos e medidas perfeitas transformam-se no sonho de muitas meninas, que chegam a deixar de se alimentar correctamente tentando imitar o aspecto físico do seu ídolo de fantasia.

Alguns acessórios que a boneca teve também não ajudaram a aliviar esta polémica. Desde uma balança que marcava sempre 50kg a um livro de dietas que dizia: “Não coma nada!”, acresce o facto de que nove em cada dez meninas têm uma boneca Barbie, pelo que a sua influência é tremenda.

Actualmente, aos 53 anos de idade, a Barbie é uma mulher de inúmeras personalidades: assistente de bordo, actriz, top-model, médica, engenheira e até primeira-ministra.

Apesar de todo este glamour e fama, a Barbie não escapou à crise da meia-idade, pois as suas vendas têm diminuído drasticamente, cerca de 46%. Um dos motivos da queda têm origem nas suas novas concorrentes, as bonecas Bratz, fabricadas pela MGM Entertainment.

Se podemos aceitar que as Bratz também apresentam um corpo demasiado perfeito para a realidade, a verdade é que a nível de rosto possuem lábios carnudos e rostos mais redondos, além de um olhar e uma aparência mais sensual que a própria Barbie.

Mas mesmo estando um pouco em baixo, a Barbie continua a manter as aparências de uma vida bem sucedida. No seu blog, criado pela Mattel, ela refere que anda extremamente feliz com a sua vida e com as suas festas na praia de Malibu.

Apenas faz uma pergunta: “O que uma boneca deve usar em 2012?”

Curiosidades:

– O seu nome completo é Barbara Millicent Roberts.

– As vendas da Barbie já ultrapassaram 1 bilião de unidades, estimando-se que a cada 10 segundos uma destas bonecas é vendida em todo o mundo.

– Na Austrália, investigadores concluíram que a probabilidade de alguém ter uma estrutura corporal como a da Barbie é de uma em cada cem mil.

– Desde a sua criação a Barbie já teve mais de 100 profissões e cerca de 50 mil visuais diferentes.

– Existem cerca de 100 mil colecionadores de Barbies dos quais 90% são mulheres na casa dos 40 anos de idade que compram uma média de 20 Barbies diferentes por ano.

2 Responses so far.

  1. Ka. diz:

    Amo a Barbie e até hoje, aos 12 anos de idade, tenho esaa paixão por ela. Adorei ver essa origem. Mas vi outra que me tralmatizou e essa me aliviou. Adoro a Barbie Girls ♥

  2. Emilly Augusto Da Silva diz:

    Eu adorei a origem da barbie