origem das coisas
A Origem das Coisas

Quando, Onde, Como, Por Quem…

 
   

John Stith Pemberton (1831-1888), um farmacêutico de Atlanta, nos Estados Unidos, já tinha inventado um elixir alcoólico com base em água tónica e folhas de coca que era conhecido pelo nome de “Pemberton’s French Wine Coca”.

Esse elixir era uma variante do vinho Mariani, muito apreciado na Europa. Mas como um dos seus ingredientes, o vinho de Bordéus, era demasiado caro nos Estados Unidos, Pemberton decidiu retirá-lo da fórmula de composição.

Pemberton preparou um xarope de folhas de coca e extracto de noz de cola, que os escravos vindos de África usavam como um antídoto para a ressaca e a fadiga. Mas havia um problema. A combinação desses produtos originava uma bebida de gosto amargo. Por isso, durante longos meses, Pemberton foi misturando vários ingredientes, até finalmente conseguir obter um xarope escuro e de sabor doce.

Em 8 de Maio de 1886, ele começou a vender esse preparado a cinco centavos por cada frasco na sua própria farmácia, a farmácia de Jacob, como uma droga para as náuseas. Em seguida, experimentou adicionar a esse xarope, água com gás e conseguiu expandir a sua distribuição.

Frank Robinson, colega do farmacêutico, baptizou o produto de Coca-Cola. Desenhado em letras onduladas, o nome Coca-Cola passaria a ser uma das marcas mais famosas do mundo. Inicialmente, como o fabrico da Coca-Cola ainda era uma pequena empresa, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, que simbolizava a cor do grão da cola.

Publicidade em 1890

Em 1891, outro farmacêutico, Asa B. Candler, que tinha tomado o elixir para as dores de cabeça, adquiriu a fórmula de Pemberton, pela quantia de 2300 dólares. Oito anos mais tarde, ele deu início ao seu negócio com o produto já engarrafado.

Em 1955, a Coca-Cola enfrentou problemas para enviar os refrigerantes em garrafas de vidro, para tropas dos EUA que prestavam serviço na Ásia. Resolveu porém o problema enviando a bebida em latas. E a novidade teve tanto sucesso que cinco anos mais tarde o produto começou a ser vendido no mercado norte americano.

Desde o início da década de 1980, a Coca-Cola viveu uma grande expansão tanto no Ocidente como no Oriente.

A fórmula exacta da Coca-Cola continua a ser um segredo dos mais bem guardados do mundo que muito poucos conhecem. A formula original está guardada há 86 anos num cofre de alta segurança no SunTrust Banks.

De acordo com um estudo da Interbrands, efectuado em 2011, a Coca-Cola é a marca mais valiosa do planeta.

One Response so far.

  1. Amanda diz:

    Muito interessante