A Origem da Bússola

A história da bússola aponta para a China do século I a.C. como seu lugar de origem. A civilização chinesa foi a primeira a saber fazer uso das propriedades da magnetite para encontrar os pontos cardeais.

O Norte tinha extrema importância na cultura chinesa e por isso o imperador estava sentado no trono a Norte do palácio olhando para Sul. A primeira bússola chinesa, conhecida como Si Nan, era composta por um prato quadrangular representando a Terra e onde uma colher de magnetite pousada no centro indicava o Sul.

Si Nan - A primeira bússola chinesa (séc. I a.C.)

De acordo com alguns documentos Chineses, as primeiras bússolas foram utilizadas no mar por volta do ano 850. O livro de Zhu Yu, a tabela de Pingzhou, de 1117, é o primeiro documento a mencionar a utilização da bússola como uma ferramenta para navegação.

Não existe consenso sobre como a bússola chegou à Europa e a outras partes do mundo. Uma teoria é a de que comerciantes chineses fizeram o seu caminho para o Médio Oriente e em seguida para a Europa. A invenção teria então sido espalhada pelo mundo por astrónomos e cartógrafos. Chegado o século 13, o instrumento já era amplamente conhecido e utilizado em todo o continente europeu.

A história moderna da bússola começa com a invenção do electromagneto por William Sturgeon, em 1825. A criação deste inventor britânico conduziria ao desenvolvimento da bússola moderna.

Desde essa altura surgiram várias bússolas diferentes. O protótipo mais antigo da bússola líquida pertenceu a Sir Edmund Halley. por volta do ano de 1690. A bússola de rolamento apareceu no início do século XVIII. Em 1885, a bússola de mão tinha sido patenteada.

Hoje existem muitos tipos disponíveis. Estes produtos geralmente incluem um transferidor e um mapa de escalas. Estes dispositivos em conjunto permitem ao seu utilizador medir com precisão a sua localização.

A invenção da bússola é mais um triunfo do engenho humano. É certamente classificado como um dos dispositivos mais importantes que foram concebidos pelo homem.

CONSTRUA A SUA PRÓPRIA BÚSSOLA

A bússola consiste basicamente numa agulha que aponta sempre para o Norte. Você mesmo pode construir uma bússola de baixa precisão. Para isso, você vai precisar de um íman pequeno, uma agulha, uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor, uma fita adesiva, uma faca e uma vasilha com água.

Instruções

1 – Corte a rolha de cortiça ou o pedaço de isopor, deixando-o com cerca de um centímetro de altura, formando um disco.

2 -Depois magnetize a agulha: passe uma de suas extremidades à volta da parte lateral do íman cerca de 20 vezes sempre no mesmo sentido, tomando o cuidado de não fazer movimentos de ida e volta.

3 -Usando a fita adesiva, fixe a agulha no disco e coloque-a sobre a vasilha com água.

Se estiver tudo certo quando você mexer na agulha ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direcção Norte-Sul.

 

A Origem da Bússola

Post navigation


3 thoughts on “A Origem da Bússola

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>